Houve um tempo em que o Home Office era visto como um último recurso para aqueles que não conseguiam encontrar trabalho ou estavam a lutar nas suas carreiras. Mas na sociedade pós pandemia, o Home Office está a tornar-se uma opção cada vez mais popular e desejada por profissionais. Há prós e contras em trabalhar a partir de casa, e é importante pesá-los.
A última pesquisa realizada pela PwC, indicou que 68% dos profissionais acreditavam serem mais produtivos adotando o modelo Home Office. Mas será que produtividade é uma percepção subjetiva para cada pessoa?
A principal razão citada foi a economia de tempo sem o deslocamento nas grandes cidades, o que lhes poupou uma média de duas horas por dia. Além disso, os inquiridos também mencionaram a flexibilidade para melhor gerir o seu tempo e trabalhar em torno dos compromissos familiares.
E os chefes, será que concordam? Por outro lado, trabalhar a partir de casa também pode levar a sentimentos de isolamento e solidão. Também se perde a unidade com a equipe e os valores da empresa compartilhados entre todos. Para além disso, pode haver distrações em casa que dificultam a concentração no trabalho.
Há prós e contras para ambos os lados, por isso é importante pesar todas as opções antes de tomar uma decisão. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O mais importante é encontrar o que te faz feliz e produtivo na tua carreira.
Acha que o escritório em casa chegou para ficar? A empresa de brindes, Luminati, acredita que o modelo híbrido tende a funcionar na maior parte dos casos, investindo em uma linha de brindes Home Office para as empresas que querem ajudar seus colaboradores a deixar o ambiente em casa mais propício ao bom rendimento.